A Sabesp colocou em operação uma nova ETA - Estação de Tratamento de Água, que reforça o abastecimento da capital e da Grande São Paulo. A nova estrutura foi instalada em apenas um mês e utiliza tecnologia de ponta no processo de tratamento. Com a captação de água feita do Rio Embu Mirim, a ETA fica em Itapecerica da Serra. A estação tem capacidade para produzir 50 L/s e aumenta a vazão disponível para atender aos moradores da cidade. Com isso, vai reduzir o uso dos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia, que antes atendiam ao município. Assim, esses dois sistemas terão mais água à disposição para atender regiões vizinhas, especialmente bairros como Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luiz, na zona da capital (no caso do Guarapiranga).

Um diferencial do novo equipamento está na tecnologia avançada de membranas de ultrafiltração, que acelera o tratamento com alta qualidade. Além disso, a nova ETA é modular, o que faz com que ela possa ser instalada em uma estrutura móvel. Isso viabilizou a entrega rápida, em apenas um mês, do novo equipamento.

Como parte das ações da nova gestão da Sabesp, está sendo feito um investimento de R$ 55 milhões para levar mais água para as zonas sul e oeste da capital paulista e o sudoeste da Grande São Paulo. São cinco iniciativas que estarão em operação até o final de março. Serão no total três novas estações de tratamento, começando pela ETA recém-entregue em Itapecerica, além de outras duas do mesmo padrão, em Embu-Guaçu e outra em Itapecerica. Estão sendo investidos R$ 36,4 milhões nessas estruturas.

Até o fim de março, a companhia também entregará um reservatório de 10 milhões de litros no Jardim Europa, zona sul da capital, próximo à Represa Guarapiranga, e um sistema de bombeamento (booster) com capacidade para 650 L/s na região da USP, ampliando a oferta de água.

“A nova gestão da Sabesp, iniciada em outubro de 2024, priorizou obras emergenciais para minimizar os impactos do aumento da demanda, intensificado pelas altas temperaturas. Todas as intervenções essenciais serão concluídas até 31 de março”, afirma Samanta Souza, diretora de relações institucionais e sustentabilidade da companhia.



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025